Três pacientes são transferidos após falta de energia em UPA na Zona Norte de Natal

UPA Pajuçara estava com atendimento normalizado na manhã deste domingo (9) — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi
UPA Pajuçara estava com atendimento normalizado na manhã deste domingo (9) — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

Uma queda de energia afetou o atendimento da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Pajuçara, na Zona Norte de Natal, na noite deste sábado (8). Três pacientes precisaram ser transferidos da unidade, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O problema foi resolvido e o atendimento foi normalizado durante a madrugada deste domingo (9).

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que houve um problema na rede elétrica da UPA. O gerador de energia funcionou normalmente durante a queda do sistema, porém ele abrange apenas áreas essenciais. Por isso pacientes foram transferidos para outras unidades municipais.

O atendimento ficou restrito durante o período, seguindo um protocolo que existe para esses casos, segundo a pasta.

Em nota, a Companhia de Energia do Rio Grande do Norte (Cosern) informou que a interrupção momentânea no fornecimento de energia elétrica registada na UPA Pajuçara foi causada por um defeito interno em um transformador de propriedade do município. O transformador foi consertado com auxílio de uma equipe da Cosern, que esteve no local entre 18h50 e 19h50.

Segundo um servidor, que pediu para não ser identificado, o gerador manteve iluminado o corredor principal e a sala vermelha, onde ficam os pacientes intubados. Porém, o problema seria rotineiro na unidade, com quedas de energias, curtos, e até fumaça saindo de tomadas.

De acordo com ele, a energia se restabeleceu à 20h. “Porém a noite toda ficou tendo umas quedas rápidas, como se fosse a luz falhando”, apontou.

G1RN

Leave a Comment