UFRN promove ação de combate ao mosquito Aedes aegypti

19829

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove uma ação contra o Aedes aegypti no campus central de Natal neste sábado (27). A programação contará com caminhada, passeio ciclístico, jogos, brincadeiras infantis e apresentações focadas no combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

A concentração será às 8h no ginásio da universidade, onde as famílias serão recepcionadas pela banda da Marinha. Às 8h30, o grupo Pau e Lata irá embalar o aquecimento para a caminhada pelo campus universitário, durante a qual um carro de som divulgará informações sobre o mosquito e formas de evitar a sua proliferação.

Ao mesmo tempo, acontecerá o passeio ciclístico pelas ruas da UFRN, com paradas estratégicas para a conscientização dos participantes, que também receberão sacos de lixo para um mutirão de limpeza. A programação inclui jogos e brincadeiras infantis, das 8h às 11h, além de peça teatral envolvendo a temática do Aedes aegypti. “Teremos ainda vídeos educativos, banners, e outros materiais de campanha distribuídos em todas as atividades”, afirma Breno Cabral, pró-reitor de Extensão adjunto e coordenador da iniciativa.

O evento faz parte das ações da UFRN dentro do Pacto da Educação contra o zika no Rio Grande do Norte, coordenado por um comitê local formado por instituições de ensino superior do estado e as redes municipal e estadual de educação e saúde.