Terremoto em Taiwan deixa 7 mortos e mais de 400 feridos

Escombros após terremoto atingir o sul de Taiwan: a queda de cinco prédios na cidade de Tainan, entre eles o edifício Wei Guan, de 17 andares, originou a maior parte das vítimas e de soterrados
Escombros após terremoto atingir o sul de Taiwan: a queda de cinco prédios na cidade de Tainan, entre eles o edifício Wei Guan, de 17 andares, originou a maior parte das vítimas e de soterrados

Taipé – Um terremoto de magnitude 6,4 na escala Richter no sul de Taiwan deixou pelo menos sete mortos e mais de 400 feridos, segundo o Serviço Nacional de Emergências, que também informou que mais de dez pessoas continuam sob escombros.

A maioria das vítimas estava no edifício de 17 andares Wei Kunan, o mais afetado entre os 14 que ruíram ou ficaram seriamente danificados na cidade de Tainan.

O número de soterrados, calculado a princípio por depoimentos de moradores da região, que estimaram ao redor de cem, foi revisado com novos dados e em função dos resgates, afirmou à imprensa um dos bombeiros que participam dos trabalhos de socorro.

Um dos mortos era uma menina que havia nascido há apenas dez dias, e no lugar do acidente, onde se alternam cenas de alegria – como a de uma mulher que presenciou o resgate de seu marido – e as de angústia, como o caso de uma mãe que não tinha notícias sobre seus dois filhos, já são poucos os que continuam esperando por informações de sobreviventes.

“Se não os tirarem daí, irei eu mesma atrás deles”, disse a mãe, aos gritos, conforme mostrou a rede de televisão local “CTI”.

Um pai de família, de sobrenome Hu, recuperou as esperanças de voltar a ver a seus filhos quando os bombeiros recuperaram o gato da família e, efetivamente, pouco depois foram tirados com vida os dois garotos.

“Tinha certeza de que o gato estava com meus filhos”, disse Hu.

O panorama em Tainan é devastador, com edifícios derrubados, outros com andares destruídos e alguns inclinados e danificados em seus alicerces. Devido ao vazamento de gás, o fornecimento de energia elétrica foi cortado para evitar explosões e um posto de combustíveis da região desses edifícios foi fechado.

Vários automóveis e motos ficaram esmagados sob os edifícios, e um campo de golfe local sofreu grandes rachaduras, algumas de mais de dois metros de profundidade.

Exame