Regras para saques do FGTS sairão na semana que vem

0
Caixa Econômica estuda abrir agências aos sábados e domingos para agilizar atendimento aos saques das contas inativas

Em tempos de endividamento em alta e emprego em baixa, é grande a expectativa de quem tem uma conta inativa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Desde o fim do ano passado, o governo prometeu liberar os saques de quem pediu demissão ou foi mandado embora até 31 de dezembro de 2015, mas ainda não detalhou o cronograma. As tão aguardadas regras de como e quando os trabalhadores poderão colocar as mãos nessa graninha extra serão divulgadas pela Caixa Econômica na semana que vem. O banco estuda até abrir as agências nos fins de semana para agilizar os pagamentos. Segundo informações de bastidores, o mais provável é que seja na próxima segunda-feira, 13 de fevereiro.

Os saques, no entanto, só devem começar um mês depois, a partir de 13 de março, segundo declarações recentes do ministro da Casa Civil Eliseu Padilha.

Por enquanto, tudo que se sabe é que cerca de 10,1 milhões de trabalhadores possuem contas inativas, totalizando um saldo de R$ 41 bilhões. O governo espera que pelo menos sete a cada dez pessoas com direito saquem seu saldo, o que deve injetar R$ 30 bilhões na economia.

HORÁRIO ESPECIAL

Sábado e domingo terão expedientes

A Caixa Econômica Federal estuda abrir as agências nos finais de semana para que os clientes que têm direito a sacar valores de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) possam realizar a operação aos sábados e domingos. A assessoria nacional de imprensa da instituição confirmou que o banco está considerando a possibilidade, mas destacou que não há nenhuma definição. A assessoria regional, em Minas Gerais, disse que ainda não há confirmação de abertura aos fins de semana no Estado.

Nessa terça-feira (7), começou o Programa de Demissão Voluntária (PDV) da Caixa, pelo qual o banco espera desligar até 10 mil funcionários. Em declarações à imprensa, o presidente da Caixa Gilberto Occhi confessou que teme que o PDV afete o atendimento durante a temporada dos saques das contas inativas. Exatamente diante dessa preocupação, ele comentou que está sendo estudada a hipótese de abrir agências aos sábados e domingos para que os saques sejam feitos.

Fonte:http://www.otempo.com.br/capa/economia/regras-para-saques-do-fgts-sair%C3%A3o-na-semana-que-vem-1.1432986