Professora do RN recebe título de comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico na área da saúde

Foto da Internet

A professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Selma Maria Bezerra Jerônim recebeu da Ordem Nacional do Mérito Científico o título de Comendadora em Ciências da Saúde. A honraria foi publicada no Diário Oficial da União assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Selma Maria Bezerra Jerônimo é Médica e Bióloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre e doutora em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e fez pós-doutorado em doenças infecciosas pela Universidade da Virgínia. Ela teve um papel importante em pesquisa e desenvolvimento para montar uma estrutura de diagnóstico laboratorial molecular para Sars-CoV-2 e para diagnóstico sorológico do vírus responsável pela pandemia.

A potiguar, nascida em Serra do Mel, tem experiência com o estudo de doenças infecciosas e parasitárias. Atualmente, é diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT/UFRN) e professora titular do departamento de Bioquímica e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Bioquímica e em Ciências da Saúde da UFRN, além de professora visitante das Universidades da Virginia e Iowa, nos Estados Unidos.

Tem experiência na área de Medicina, com desenvolvimento de trabalhos na área de imunogenética de doenças complexas, com ênfase em pesquisas em Doenças Infecciosas e Parasitárias, como leishmaniose visceral, hanseníase e tuberculose. Desenvolve também estudos relativos a determinantes da pré-eclâmpsia, em colaboração com pesquisadores do Departamento de Toco-ginecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Leave a Comment