Presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, recebe comandante da 1ª FAE

unnamed (2)

O brigadeiro do ar, Pedro Luís Farcic, comandante da unidade da I Força Aérea Brasileira que prepara pilotos das aviações de transporte, de patrulha e de reconhecimento, em Parnamirim (RN), esteve na manhã desta quarta-feira (6), em audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira da Souza (PSDB).

“Além de estreitar o relacionamento entre as instituições, a visita ofertou condições de uma atualização do processo de avanço tecnológico que a Aeronáutica vem passando os últimos anos e vislumbrar futuras ações em conjunto no âmbito social e educacional entre as duas instituições”, destaca Ezequiel Ferreira.

Em 1986, Pedro Luís Farcic, recém saído da Academia da FAB, esteve na unidade em Parnamirim (RN), para se tornar piloto militar. Trinta anos depois ele retorna para desta vez instruir os futuros pilotos militares do país no Curso de Especialização Operacional (CEO).

“Todo aviador da Aeronáutica é formado na I FAE. É com muito orgulho que agora faço parte da formação do futuro da aviação brasileira”, disse o comandante Farcic, que esteve na audiência acompanhado do brigadeiro Alves, responsável pelo 2º Comando Aéreo Regional (COMAR). Acompanhado o presidente da Assembleia, esteve o coordenador da Polícia Legislativa, coronel Araújo.

Atualmente 61 alunos participam das atividades na I FAE. O CEO tem duração de nove meses. Inicialmente, todos os alunos têm instrução sobre pilotagem de aeronaves multi motores e, posteriormente, são separados, de acordo com o tipo de aviação escolhida. Além da área operacional, os alunos recebem instruções de cunho administrativo, militar e moral para que estejam aptos a exercerem as funções atribuídas aos oficiais do primeiro posto da carreira. No final desse período, por ordem de classificação, eles realizam a escolha dos esquadrões onde irão iniciar suas carreiras.