Planejamento finaliza oficinas e avança no calendário do Plano Estratégico da ALRN

A assessoria de planejamento da Assembleia Legislativa finalizou o ciclo de oficinas do curso “Implantando a Gestão Estratégica na ALRN”, nesta quinta-feira (28), envolvendo representantes dos setores da Casa Legislativa Estadual, por meio de webconferência buscando alinhar conhecimentos, rotinas e linhas de ação para o cumprimento da execução do projeto “Horizonte 2023 da ALRN”, que vem a ser o plano estratégico para 2020-2023.

“Agora temos um segundo passo que envolve diretores e coordenadores para o nivelamento das informações para a execução de alimentação das planilhas com os dados das atividades do Legislativo Potiguar. Assim tudo estará sistematizado no modelo proposto no plano que foi construído coletivamente e gerou um conjunto de metas contidas no instrumento Horizonte 2023 da ALRN”, explicou a coordenadora de planejamento, Luciana Cardoso.

Internamente serão constituídos os Comitês Executivo, de Gestão Orçamentária e Financeira e, por fim, o Comitê Institucional e Governança com suas atribuições e composição que passam a conduzir as etapas das Reuniões de Análises Estratégicas (RAEs). Em seguida, todos os setores do Legislativo Estadual passam a fazer, rotineiramente, o acompanhamento da execução da estratégia institucional, integrando – em ambiente único – o mapa estratégico, a análise de cenários, bem como a gestão de indicadores e iniciativas estratégicas estabelecidas para o período de vigência do plano. Para isto, um calendário de atividades está sendo finalizado e, em breve, será compartilhado.

Para seguir o rol de requisitos funcionais desejados para o Sistema de Gestão Estratégica da ALRN, previsto para ser desenvolvido em 2020, conforme projeto constante do Horizonte 2023 da ALRN, serão compartilhados os seguintes documentos:  Manual do processo de monitoramento e avaliação da estratégia da ALRN; Planilha eletrônica de inserção de dados sobre as metas alcançadas; Instrumento Horizonte 2023 da ALRN e o calendário de Reuniões de Análise da Estratégia – RAEs.

Ministrado pela consultora, Paulinéa Araújo (servidora da Justiça Eleitoral), o curso “Implantando a Gestão Estratégica na ALRN” teve seis encontros, sendo dois por semana (terças e quintas-feiras), das 8h às 12h, e contou com a participação dos servidores Luciana Cardoso, Roselie Albuquerque e Ilany Maciel (Assessoria de Planejamento), Müller Medeiros (Controladoria), Alexandre Mulatinho (Comunicação), Leonardo Araújo e Luciano Lira (Escola da Assembleia), Helder Neres (Tecnologia da Informação), Thyago Cortez, Ana Claudia Barros e Lívia Medeiros (Coordenadoria de Gestão de Pessoas).

SAIBA MAIS – Com a denominação de “Horizonte 2023 da ALRN”, o plano estratégico contempla a definição da visão de futuro até 2023 e dos macrodesafios (objetivos estratégicos) que nortearão as ações da Assembleia Legislativa no próximo quadriênio. 

O plano elaborado teve como base o levantamento dos cenários interno e externo e definição dos principias problemas identificados ao longo da elaboração do documento, com metas para serem alcançadas nos próximos quatro anos. Compõem o documento 68 iniciativas estratégicas, 28 indicadores e metas, 18 iniciativas específicas e 1 Projeto Institucional.

Leave a Comment