Planejamento Estratégico da Assembleia é referência para Europa e América Latina

unnamed-6

O projeto do Planejamento Estratégico 2015-2016, colocado em prática pela Assembleia do Rio Grande do Norte, foi apresentado na manhã desta quarta-feira (5) no Congresso Internacional de Governo, Administração e Políticas Públicas (GIGAPP) em Madri, Espanha. A apresentação durou cerca de uma hora e foi assistida por uma plateia formada por representantes da Espanha, Costa Rica, Argentina e Brasil, entre outros.

“O debate foi muito interessante. O fato de mostrarmos uma inovação na gestão pública legislativa provocou muitos comentários positivos’, destacou a coordenadora do Planejamento Estratégico e  secretária administrativa da Assembleia, Dulcinéia Brandão. A iniciativa já serve como exemplo para outros parlamentos, como é o caso do Senado Argentino.

Segundo o coordenador da Escola da Assembleia, Carlos Russo, o representante argentino, Domingos Mazza, solicitou um acompanhamento das novidades. “A justificativa é que o tema é de grande interesse para o desenvolvimento das atividades administrativas e legislativas do Senado Argentino, principalmente na questão de indicadores estratégicos na área legislativa”, explicou.

A apresentação do Planejamento foi comentada por Carlos Russo. “Ressaltamos o espírito modernizador e com foco na educação. Para isso, foi fundamental o incentivo do presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza, para que o planejamento estratégico fosse realizado efetivamente com uma equipe de servidores da Casa que, além de tratar os problemas efetivamente existentes no Poder Legislativo Estadual, através da vivência dos mesmos, trouxe uma enorme economia na contratação de empresas para realização desse processo de forma terceirizada”, disse.

PE 2015-2016
Voltado para uma gestão focada em resultados, o Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa estabelece 36 planos de ação distribuídos em diferentes áreas de atuação estratégica: melhoria da eficiência; qualidade; integração; recursos humanos; e recursos orçamentários.

Na busca pela melhoria da eficácia da gestão, ganha destaque no novo planejamento a proposta de tornar a Escola da Assembleia um referencial de excelência para o servidor e para a sociedade. Em 2015, a Escola adotou novo programa de gestão escolar e passou a oferecer três novos cursos de pós-graduação e o primeiro mestrado oferecido por uma Casa Legislativa no Brasil.

Dentro do planejamento, a Assembleia tem investido no reordenamento do setor e dos serviços de saúde oferecidos; modernização da estrutura da Casa; expansão do sinal da TV Assembleia; interação com a população por meio das ações planejadas; além da reformulação dos programas socioculturais desenvolvidos e da preocupação com a execução orçamentária, um dos principais pontos do novo planejamento do Legislativo.

O Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa já é modelo para outras Casas Legislativas do país, tendo sido apresentado no Congresso Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em junho passado.

Assessoria