Outubro Rosa: Márcia defende que poder público e sociedade intensifiquem ações

unnamed-4

Parlamentar também agradeceu aos natalenses a sua votação
Cerca de 11 mil mulheres morrem por ano no Brasil vítimas do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), por ano surgem quase 60 mil novos casos. O alerta foi da deputada Márcia Maia (PSDB), que fez pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (6), sugerindo que o poder público invista ainda mais na prevenção e diagnóstico da doença.

“Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior é a chance de cura. O câncer de mama representa 2,5% de todos os óbitos, então é importante que a campanha do Outubro Rosa, que se intensifica este mês, tenha continuidade em todos os outros meses do ano”, ressaltou a parlamentar.

De acordo com os dados apresentados pela parlamentar, o câncer de mama é o principal causador de morte entre os demais tipos de câncer. No Rio Grande do Norte, são 720 novos casos por ano. O agravante é que cerca de 50% dos casos são diagnosticados em estágio avançado, dificultando as chances de cura.

“O exame ainda é o melhor meio para o diagnóstico inicial. Fazemos a cobrança aqui para que o Estado e o município façam a sua parte, disponibilizando mais mamógrafos e acompanhamento médico desde a atenção básica, oferecendo exames de média e alta complexidade e investindo em saúde preventiva”, afirmou a deputada, que ressaltou o convite para a sessão solene que vai acontecer na Casa, na próxima segunda-feira (10), em homenagem ao Outubro Rosa.

Em aparte, o deputado José Dias (PSDB) disse que apesar do País e do RN viverem a maior crise fiscal, não significa que o poder público não possa contribuir para melhoria dos serviços. O parlamentar disse que irá direcionar emendas parlamentares para a saúde a fim de melhorar a assistência nos hospitais da rede pública.

Votação
Ao final do seu pronunciamento, a deputada Márcia Maia agradeceu aos eleitores pela votação e aos apoiadores da campanha. A deputada disse que está na torcida por uma boa gestão em Natal e nos demais municípios do Estado, parabenizando todos os eleitos e em especial, Wilma de Faria, atual vice-prefeita, eleita governadora. “Foi uma campanha curta, com novas regras, mas onde pudemos colocar as ideias e propostas. Parabenizo a vereadora eleita Wilma, pela forma guerreira como se portou nesta campanha”, encerrou.

Assessoria