Natal começa vacinação de pessoas com 59 anos contra Covid nesta quinta-feira (10), diz secretário

Dose de vacina em Natal — Foto: Joana Lima/Prefeitura de Natal
Dose de vacina em Natal — Foto: Joana Lima/Prefeitura de Natal

A Secretaria Municipal de Saúde vai começar a vacinação de pessoas com 59 anos a partir desta quinta-feira (10), segundo anunciou o secretário municipal de Saúde, George Antunes.

O anúncio foi feito no início da tarde desta quarta-feira (9). “A ideia é que a partir de amanhã nós comecemos a vacinar o público com 59 anos de idade. São grupos que estão muitos mais suscetíveis à doença hoje, que são os adultos jovens”, afirmou em vídeo enviado à Inter TV Cabugi.

Levantamento do G1, publicado na última segunda-feira (9), apontou que Natal foi a única capital do Nordeste que ainda não começou a imunização de pessoas com menos de 60 anos, sem comorbidades.

Na terça-feira (8), o secretário disse que o município tinha quase 50 mil doses em estoque e pontos de vacinação ociosos, mas que era limitado por uma decisão judicial que só permitia o avanço da vacinação dentro das prioridades do plano nacional de imunização.

No entanto, o Ministério da Saúde já havia autorizado estados e municípios a abrirem vacinação para o público geral, sendo necessária deliberação nas câmaras intergestores bipartite – que reúnem estado e municípios.

O assunto foi tema de reunião de reunião entre secretarias estadual e municipais de saúde, nesta quarta-feira (8), que definiu a destinação de 50% das doses que chegarem ao estado para o público geral, além da manutenção dos grupos prioritários.

Antes mesmo da autorização da Câmara Intergestores Bipartite (CIB), formada pelos gestores estaduais e municípios, Mossoró havia começado a imunização de pessoas a partir dos 55 anos no último domingo (6).

Caicó também iniciou a vacinação de pessoas com menos de 60 anos nesta quarta (9), antes da reunião, e São Gonçalo do Amarante tinha anunciado início da imunização do público a partir dos 57 anos.

Fonte: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte

Leave a Comment