/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/p/V/VelP3UTd6xYSVMmOCrdg/vacinacao-cachorros.jpg)
Natal vai começar nesta segunda-feira (16) a vacinação antirrábica para cães e gatos da cidade. A campanha foi antecipada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) após o vírus da raiva ter sido encontrado em morcegos em algumas regiões da capital. Por isso, o formato da vacinação também foi alterado.
A campanha, portanto, começará sendo realizada porta a porta. Os primeiros bairros atendidos, a partir desta semana, serão Ponta Negra, Alecrim, Cidade da Esperança, Pajuçara e Potengi.
A ideia é atender neste primeiro momento os bairros prioritários, nas áreas consideradas de risco que foram previamente monitoradas pelo Centro de Zoonoses e contam com um expressivo número de animais.
Após esse primeiro momento de vacinação, a campanha será ampliada para os demais bairros da cidade com pontos fixos de aplicação.
A campanha segue até 12 de novembro, sendo o dia 2 de outubro a previsão para o ‘Dia D’, para que a população possa levar os animais para a vacinação.
Tutores que tenham a partir de 5 animais e condomínios residenciais têm a opção de agendar a vacinação domiciliar através dos telefones 3232-8235 e 3232-8237.
“Essa medida foi adotada como uma alternativa de diminuição dos riscos de contágio e disseminação do vírus rábico em animais domésticos, consequentemente contribuindo para a proteção e segurança de seus tutores. Vale salientar que até o momento, no município de Natal, o vírus da raiva somente foi identificado em quirópteros (morcegos) no total de 9 casos confirmados pelo Laboratório Central (Lacen)”, comenta Vaneska Gadelha, chefe do CCZ Natal.
Fonte: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte