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Foram 52 anos de história em Taubaté. O último capítulo, entretanto, foi escrito nesta segunda-feira (11): a Ford anunciou o fechamento da unidade no município do Vale do Paraíba. Com a decisão da empresa, 830 funcionários da planta serão demitidos, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos.
Os capítulos anteriores já indicam um possível encerramento da história. A montadora vinha passando por dificuldades diante do cenário econômico e adotou algumas medidas na fábrica em Taubaté, como paralisação da produção, redução de salários e jornadas e demissões. Diante da crise gerada pela pandemia do coronavírus, a montadora norte-americana optou pelo encerramento da produção no Brasil (veja vídeo abaixo).
É o fim de uma planta inaugurada em 1974 e que produziu mais de oito milhões de motores e sete milhões de transmissões para o Brasil e para o exterior. A história da planta tem esses números de produção, mas também é recheada de histórias dos funcionários que passaram por ela ao longo desses 52 anos.
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Benedito José de Andrade trabalhando na Ford — Foto: Reprodução/YouTube
Chão de terra batida
Benedito José de Andrade, de 66 anos e um dos funcionários da inauguração, é um dos que ajudaram a construir essa história. O ano era 1974. Benedito foi jogar futebol em um campo ao lado onde seria implantada a fábrica da Ford em Taubaté e, logo após o jogo, diz ter recebido o convite para preencher uma ficha de recrutamento para trabalhar na montadora. Ficha preenchida, entrevista feita e a admissão não demorou a vir.
“Foi fácil a entrada [na empresa]. Acho que como estava começando a industrialização, era mais fácil. A Ford, nessa época, ainda era chão de terra batida, algumas áreas já estavam começando até a fazer. O complexo era uma réplica da planta de Ohio [nos EUA]. A fábrica iria fazer motores para o Maveric, no Brasil. Entrei como inspetor de qualidade na empresa e saí como supervisor. Foram 12 anos”, contou Benedito José de Andrade.
Desses 12 anos, Benedito diz guardar boas lembranças. Fato que o faz lamentar o encerramento das operações da fábrica em Taubaté.
“Muito triste essa notícia. A Ford era uma família. Era realmente uma família. Os primeiros americanos que vieram para cá, para implantar a fábrica, foram de uma gentileza total com o povo. A Ford foi como uma família. Estou com 66 anos. Fiquei 12 anos na Ford. Depois de que saí, em 1986, trabalhei em outras 17 empresas. Mas a melhor foi a Ford em todos os sentidos”, disse.
Em 2018, ao completar 50 anos da fábrica em Taubaté, a Ford produziu um vídeo com histórias de funcionários da planta no Vale do Paraíba (veja abaixo).
História
A fábrica de motores e fundição da Ford em Taubaté foi inaugurada oficialmente em 1974. Na solenidade de inauguração, o presidente da empresa na época, Joseph W. O’Neill, anunciou mais de 400 milhões de dólares de novos investimentos na expansão das atividades da empresa no Brasil.
Na década de 1970, a Ford estava em período de expansão no Brasil. O Corcel chegou a 500 mil unidades vendidas em 1976. O Maveric de quatro cilindros, que tinha o motor produzido em Taubaté, também era produzido em São Bernardo do Campo.
Nos anos 1980, o Corcel passou a ser produzido com motor a álcool também. A chegada do Escort também foi um marco para a montadora nessa década. Em 1996, a Ford inaugurou a nova fábrica de transmissões em Taubaté.
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Inauguração oficial da Ford em Taubaté em 1974 — Foto: Divulgação/Ford
Ainda na década de 1990, no ano de 1999, a fábrica de motores Zetec RoCam foi inaugurada em Taubaté. Foi a primeira do mundo a produzir a nova família de motores.
Em 2004, a fábrica de Taubaté comemorou a produção de um milhão de motores Zetec RoCam. Cinco anos depois, foi inaugurada na planta a linha dos motores Sigma.
A unidade taubateana da Ford atingiu a marca de cinco milhões de motores e quatro milhões de transmissões produzidos em 2011. No ano seguinte, a fábrica chegou ao número de três milhões de motores Zetec Rocam.
Em 2018, quando completou 50 anos, a planta em Taubaté tinha produzido oito milhões de motores e sete milhões de transmissores. Nesses 52 anos de história em Taubaté, destaque para a produção de motores para o Mustang nos Estados Unidos e para o Focus montado na Europa. A planta também produziu peças para vários modelos do Brasil e da América do Sul, como Maverick, F-1000, Escort, Fiesta, Ka, Focus e EcoSport.
G1SP