Maduro convoca oposição para “novo ciclo de diálogo pela paz”

Mulher vota em pebliscito não oficial contra o governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em Maracaibo
Plebiscito: oposição fez consulta popular que pretende pressionar Maduro a desistir de mudar a Constituição (Isaac Urrutia/Reuters)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, falou neste domingo e comemorou a grande afluência de pessoas para um simulado da votação para a Assembleia Constituinte que a administração planeja realizar no dia 30. As autoridades marcaram o simulado para a mesma data em que a oposição havia marcado uma consulta popular que pretende pressionar Maduro a desistir de mudar a Constituição e a negociar uma transição de poder.

“Eu faço um chamado à direita para conseguir a convivência, a harmonia, que deixem de ameaçar com a violência e faço um chamado para que logo nos sentemos a conversar em um novo ciclo de diálogo pela paz e a independência de nossa pátria que com a Constituinte, sim, é possível”, afirmou Maduro, segundo o jornal El Universal.

Já a oposição comemorou o fato de que dezenas de milhares de pessoas participaram da consulta popular contra a Assembleia Constituinte proposta pelo governo. Um ataque de um grupo partidário do governo deixou pelo menos uma mulher morta durante a consulta.

 

Fonte:http://exame.abril.com.br/mundo/maduro-convoca-oposicao-para-novo-ciclo-de-dialogo-pela-paz/