Lançamento de foguete marca primeiro dia da Campus Party em Natal

Foguete de Treinamento Básico lançado em 2013 na Barreira do Inferno. (Foto: Fernanda Zauli/G1)

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno vai lançar um foguete, na tarde desta quarta-feira (12). Essa será a segunda operação do tipo, realizada neste ano pela base militar localizada Parnamirim, na região metropolitana de Natal. O lançamento do foguete de treinamento básico está marcado para 13h45 e será transmitido ao vivo na Campus Party, que acontece em Natal.

“A duração do voo, que compreende da decolagem até o impacto, está estimada em 2 minutos e 45 segundos, com apogeu e alcance aproximados de 32 e 17 km”, informou a base.

O foguete conta com carga útil tecnológica e não tem carga útil científica – será lançado apenas com finalidade de treinamento da equipe e operação dos equipamentos do centro.

Ao todo, 109 servidores civis e militares da Barreira do Inferno, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil, vão atuar durante o lançamento. Haverá interdição do espaço aéreo e da área de navegação de embarcações, por motivo de segurança.

“A Operação Barreria XIX ratifica a condição técnica e operacional do Centro para ensaiar veículos não tripulados, e evidencia o protagonismo do CLBI como ator do segmento aeroespacial do país”, considerou o centro, por meio de nota.

Fonte: https://g1.globo.com/rn

Leave a Comment