Escola da Assembleia leva cidadania a alunos potiguares

Promover um dia inteiro de ações voltadas à cidadania, com debates e palestras que reforcem o conhecimento de direito e deveres dos jovens enquanto cidadãos, respeitando as diferenças e incentivando a tolerância entre os estudantes é o objetivo do projeto Conexão Cidadã, realizado pela Assembleia Legislativa, através da Escola da Assembleia.

Nesta terça-feira(19), a Escola Estadual Dom Nivaldo Monte, localizada no município de Parnamirim, Região Metropolitana de Natal, foi palco da segunda edição do Conexão Cidadã. A coordenadora acadêmica da Escola da Assembleia, Kássia Moura, abriu as atividades falando sobre a importância do projeto em trabalhar a conscientização e o exercício do cidadania: “A escola é um ambiente democrático onde é possível a transformação do cidadão por meio da educação”. 

Kássia conversou com os alunos sobre o papel dos Poderes, enfatizando o Poder Legislativo, explicando as ações e atividades da Assembleia Legislativa do RN na busca constante de estar próxima e ativa na sociedade, além de detalhar o funcionamento da Escola da Assembleia que em dez anos de existência, tem fundamentado suas ações no desenvolvimento de processos formais de educação, por intermédio da formação permanente e continuada, visando fortalecer a atuação do Poder Legislativo, na construção de uma sociedade justa e igualitária. Por meio de pós-graduações, cursos, seminários, palestras e debates, a Escola da Assembleia busca aproximar a sociedade do Parlamento potiguar, bem como capacitar não só os servidores públicos, mas abrindo espaços para a comunidade. 

A Professora Magnalva Medeiros, representante da Escola Estadual Dom Nivaldo Monte, agradeceu a oportunidade da instituição fazer parte do projeto Conexão Cidadã que considerou um grande apoio na construção da cidadania dos alunos e na conscientização que todos tem responsabilidades e são  parte integrante da sociedade. 

O projeto Conexão Cidadã acontece em parceria com diversas instituições Norte Riograndense, nesta edição a programação iniciou com a palestra “Conhecendo Lucas” do Corpo de Bombeiros sobre primeiros socorros, a fim de promover a lei nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, ministrada pelo Sargento Henrique Eduardo.

A segunda palestra, “Eleitor do Futuro”, proferida pelo servidor público Solon Rodrigues e ofertada pela Escola Judiciária Eleitoral (TRE-RN), promove e capacita estudantes em matéria de educação política, por meio de atividades pedagógicas diversas como palestras e simulações de eleições com urnas eletrônicas.

Os alunos também receberam orientações sobre a prevenção ao uso das drogas, com a palestra “Droga é uma Droga” oriunda da Policia Militar do RN e dada pelo Sargento Luzenildo.

A Educação ambiental e sustentabilidade também foi tema de debate com os alunos. A Comissão de Educação Ambiental e Sustentabilidade da ALRN levou informação e conscientização sobre a necessidade de preservar o meio em palestra com as servidoras da ALRN Joana Darc Rodrigues e Claudia Catarina Ferreira.

Assessoria

Leave a Comment