Carnaval altera funcionamento de serviços públicos no RN; confira o que abre e o que fecha

Governadoria do Rio Grande do Norte — Foto: Thyago Macedo
Governadoria do Rio Grande do Norte — Foto: Thyago Macedo

O Governo do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo nos dias 24 e 25 de fevereiro para o expediente dos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta. Alguns serviços sofrerão alterações durante o carnaval. Na quarta-feira de cinzas (26), o expediente terá inicio a partir das 14h.

Polícia e Bombeiros

A Operação Carnaval 2020 começou nesta sexta-feira (21) e contará com efetivo extra de cerca de 10 mil agentes de segurança. Em casos de denúncias de crimes, as pessoas devem ligar para a Polícia Militar nos números 180 (nos casos de violência contra mulheres), 190 e 181 (nos casos que necessitem algum tipo de investigação criminal como tráfico de drogas e maus tratos a idosos e animais).

As delegacias de plantões das zonas Sul e Norte funcionarão normalmente, incluindo também o serviço de atendimento à mulher com plantão 24h na delegacia da Zona Norte. A Polícia Civil também estará nos principais pontos de concentração de pessoas em todo o estado, além de disponibiliza uma delegacia móvel em Ponta Negra. Já no interior do Estado, as 10 delegacias regionais estarão com equipes de plantão 24 horas.

Ao longo dos dias deste Carnaval, o Corpo de Bombeiros atuará com cerca de 185 militares espalhados pelas áreas de maior fluxo do Rio Grande do Norte. Em Natal, o efetivo estará concentrado nas quatro regiões da cidade e nos principais polos carnavalescos. No polo de Ponta Negra, será montado um Posto de Comando Móvel integrado com os demais órgãos da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). Na cidade de Parnamirim, haverá um efetivo extra no polo de Pirangi.

Hospital Walfredo Gurgel

O pronto-socorro Clóvis Sarinho, anexo ao hospital Walfredo Gurgel funcionará normalmente em regime de plantão para casos de assistência ao paciente vítima de traumas. Para situações menos graves, a população deverá procurar a unidade de pronto atendimento (UPA) mais próxima. Atenção aos telefones úteis: 192 (Samu) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Hemonorte

Este ano o hemocentro lançou a campanha de doação de sangue para o carnaval com o tema: Hemofolia 2020, no batuque do coração, faça sua doação. Para quem deseja doar sangue, o centro funcionará no seguinte regime: sábado (22), das 7 às 18h; segunda-feira (24) das 7h às 12h; e na quarta-feira (26) das 7 às 18h. O Hemonorte estará fechado no domingo (23) e na terça-feira (25). Em Natal, o Hemonorte está localizado na Av. Alexandrino de Alencar, no Tirol (próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados).

Parque das Dunas e Cajueiro de Pirangi

Parque das Dunas:
Sábado (22) e domingo (23): 7h30 às 17h30;
Segunda (24) e terça (25): Fechado;
Quarta-feira (26): Aberto a partir das 13h.

Cajueiro de Pirangi:
Sábado (22) a terça-feira (25): 7h30 às 15h;
Quarta-feira (26): 7h30 às 17h30.

Detran

A sede e os serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) oferecidos nas centrais do cidadão reabrirão na quinta-feira (27) – com exceção da unidade do Natal Shopping que funcionará no sábado (22), das 10h às 21h, e retornará na quarta-feira (26), a partir das 14h.

Central do Cidadão

Algumas centrais do Cidadão voltam a funcionar na quarta-feira (26), a partir das 14h, são elas:
Natal – Via Direta (14h às 20h), Zona Norte (14h-20h) e Alecrim (14h-18h);
Parnamirim (14h às 18h);
Caicó (14h às 18h);
Mossoró (14h às 18h).

Itep

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) informa que o atendimento à população para emissão de RG entra em recesso neste período de carnaval em todos os postos de atendimentos. O expediente voltará a funcionar na próxima quinta-feira (27). O agendamento para o setor de Identificação permanece sendo feito através do site da Central Do Cidadão.

G1RN

Leave a Comment