Augusto Campos, fundador do PT e da CUT, morre aos 75 anos

Augusto Campos era líder sindical e responsável pelo Novo Sindicalismo de 1970 (Foto: Divulgação/Sindicado dos Bancários)
Augusto Campos era líder sindical e responsável pelo Novo Sindicalismo de 1970 (Foto: Divulgação/Sindicado dos Bancários)

O corpo do bancário e sindicalista Antônio Augusto de Oliveira Campos, morto aos 75 anos, vítima de câncer, é velado em Santos, no litoral de São Paulo, nesta quarta-feira (19). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem ajudou a fundar a corrente chamada de ‘Novo Sindicalismo’, em 1970, esteve na cidade para se despedir do amigo.

Augusto Campos, como era conhecido, vivia em Santos há 12 anos junto com a mulher Maria Lúcia Mathias, também ex-dirigente sindical. Segundo a viúva, há pelo menos quatro anos ele lutava contra um câncer no fígado, mas morreu na terça-feira (18), em São Paulo (SP), onde estava internado em um hospital para tentar conter a doença.

O sindicalista foi presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo na década de 1970, trabalhou no Banespa e também foi vereador pelo PT na capital paulista entre 2001 e 2004. Com Lula, ele é apontado como um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Fonte: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/augusto-campos-fundador-do-pt-e-da-cut-morre-aos-75-anos.ghtml