Assembleia Cidadã é referência para alunos de pós-graduação do IFRN

unnamed-22

Alunos do curso de especialização “Gestão de Programas e Projetos de Esporte e Lazer na Escola”, oferecido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) conheceram as ações do projeto Assembleia Cidadã, que leva cidadania, esporte e lazer para alunos da rede pública de ensino do Estado. A ideia é que estudantes da especialização conheçam na prática exemplos exitosos na área de estudo.

A professora Josely Gomes, que compõe o corpo docente do IFRN, explica que o curso de “Gestão de Programas e Projetos de Esporte e Lazer na Escola” é hoje um dos mais procurados na instituição e vem sendo muito bem avaliado. Segundo ela, a parceria com o projeto Assembleia Cidadã agrega valor qualitativo à especialização e contribui para a compreensão e aprendizado dos alunos.

“É muito importante nesses cursos não apenas a formação cognitiva, ou seja teórica, para fortalecer a capacidade dos estudantes em criar programas e projetos nessa esfera, como também mostrarmos projetos que já estão bem encaminhados, em pleno funcionamento, como é o caso das ações nas escolas beneficiadas pela Assembleia Cidadã”, avalia Josely.

De acordo com a professora, o projeto mantido pelo Parlamento potiguar é hoje um dos únicos que estão efetivamente em desenvolvimento no Estado. Para ela, os programas governamentais com esse propósito, como o 2° Tempo e o Mais Cultura, Mais Educação, estão praticamente em extinção.

“Temos poucos projetos hoje nesse sentido e daí a importância dos alunos conhecerem, através de uma equipe multidisciplinar, as possibilidades de implementar esses programas. As escolas do RN, de forma geral, são carentes em atividades desse estilo, que são de suma importância para a formação humana desses alunos”, explica a professora.

Na última sexta-feira (7), aconteceu o primeiro encontro entre profissionais do projeto Assembleia Cidadã e os alunos de curso de especialização. Na oportunidade, os estudantes foram apresentados às ações desenvolvidas pelo projeto de cidadania, esporte e lazer do Legislativo.

Assembleia Cidadã

O projeto Assembleia Cidadã é uma iniciativa da Assembleia Legislativa e atua com a promoção da cidadania entre os norte-riograndenses. A ação contempla atendimentos diversos para a população escolar potiguar, voltadas para a saúde, educação, desporto, lazer e ação social.

“É gratificante para a Assembleia Cidadã passar a metodologia de atuação e sua experiência para os alunos da especialização do IFRN. Através do projeto piloto socioeducativo, com profissionais específicos nas áreas aplicadas, iniciou-se a parceria com o objetivo de contribuir para o ambiente escolar, assim como, responsabilidade social e educacional e temas multidisciplinares para os alunos”, observa a coordenadora da Assembleia Cidadã, Magaly Cristina.