Alunos da Escola Castro Alves recebem projeto de cidadania da Assembleia

Mais de 40 alunos do primeiro ano da Escola Estadual Castro Alves, no bairro de Nova Descoberta, em Natal, receberam nesta segunda-feira (11) a equipe do Projeto Poder da Cidadania, promovido pela Assembleia Legislativa do RN, por meio do Instituto do Legislativo Potiguar (ILP).

Crédito da foto: Eduardo Maia
Crédito da foto: Eduardo Maia

“É um grande prazer ser atendido por essa ação da Escola da Assembleia, que vem acrescentar muito mais à educação dos nossos jovens. É uma ação válida por despertar e conscientizar os jovens quanto à importância da cidadania”, comentou Tarso Vinicius, diretor da Escola Castro Alves, que atende atualmente 640 alunos.

O projeto é voltado para alunos da rede pública de ensino e trabalha a busca da identidade e autoestima enquanto cidadãos. O trabalho envolve uma equipe interdisciplinar composta por filósofo, engenheiro, psicóloga, arte terapeuta, pedagoga e conta com a participação efetiva do músico potiguar Carlos Zens, responsável pelas oficinas de música.

O colaborador e palestrante do projeto, Mário Emerenciano, explica que a ação busca estimular os estudantes a acreditarem e explorarem seu potencial. “Todos nós temos um potencial interno. Queremos mostrar para os alunos que eles possuem uma capacidade que precisa ser administrada com determinação para possam atravessar as dificuldades naturais da vida de forma positiva”, avalia o professor, que ministra a palestra ‘Nascemos vitoriosos e temos que continuar vitoriosos’.

De acordo com o diretor geral do ILP, o projeto visa aproximar o Legislativo Estadual dos estudantes da rede pública de ensino. “Estamos iniciando com quatro escolas aqui em Natal, São José de Mipibu e Parnamirim. Esperamos avaliar o projeto nos próximos 30 dias e fazer com que o trabalho seja um projeto oficial da Assembleia Legislativa, por meio da Escola da Assembleia”, explica Carlos Russo.

A programação do projeto continua nesta segunda e terça-feira (12) na Escola Castro Alves. Na quarta e quinta (13 e 14) segue para São José de Mipibu, nas Escolas Francisco Barbosa e Clóris trigueiro. Na sexta (15) o projeto desembarca em Parnamirim, na Escola Presidente Roosevelt. No sábado (16), a programação terá espetáculos e apresentações culturais na sede do ILP, em Natal, situada na Rua Açu, 426, Tirol, a partir das 9h.